Notícias

MP permite uso de tributação para incentivar inovação nas montadoras

A Medida Provisória 540, publicada hoje no Diário Oficial da União, inclui a possibilidade de a tributação ser utilizada pelo governo como forma de dar à indústria automobilística incentivos para investir em inovação. Com isso, abre-se o caminho para atender a uma reivindicação que os fabricantes de veículos lançaram no fim do ano passado para elevar a competitividade do setor no país.

Desde então, lideradas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras prepararam um estudo comparando os custos de produção, que comprovam a desvantagem do Brasil em relação a outros competidores como China e México.

A direção da Anfavea avalia que com a medida anunciada hoje permitirá a preparação do programa de uma nova política industrial para o setor, cuja elaboração levará ainda algum tempo. Não se trata, portanto, de uma redução imediata de impostos nos carros.

O fortalecimento da engenharia local é uma das principais preocupações dos dirigentes das montadoras no Brasil, que tentam frear o aumento das importações de veículos e a chegada de novas fábricas não comprometidas com índice de nacionalização.

Fonte: Jornal O Globo

Próximos Eventos