Notícias

Monografia sobre impacto do Bolsa Família no consumo de alimentos vence premiação

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou nessa quarta-feira (19), da cerimônia de entrega do 5º Prêmio SOF de Monografias, da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento. Realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e patrocinado pelo Banco do Brasil.

A monografia vencedora foi da analista do Banco Itaú, Juliana Carolina Frigo Baptistella, com o tema Avaliação de Programas Sociais: Uma Análise do Impacto do Bolsa Família sobre o Consumo de Alimentos e Status Nutricional das Famílias.

No projeto, além de avaliar os reflexos do programa no consumo de alimentos das famílias, Juliana estabeleceu uma relação entre ser beneficiário do projeto e ter segurança familiar.

O Prêmio SOF, criado em 2007, tem como objetivos estimular a pesquisa sobre orçamento público, investigar suas problemáticas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na administração pública. Podem concorrer trabalhos individuais ou coletivos, de candidatos de qualquer nacionalidade, idade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).

Segundo a Secretaria de Orçamento Federal, por causa da greve das universidades federais neste ano, esta foi a edição com menor número de projetos inscritos. Os temas dos trabalhos avaliados foram os mesmos de 2011: Qualidade do Gasto Público e Novas Abordagens do Orçamento Público.

Também foram premiados o técnico do Ipea, Bernardo Alves Furtado, com a monografia Heterogeneidades em Receitas Orçamentárias, Eficiência e Seus Determinantes: Evidências para Municípios Brasileiros; Bruno Pires Tiberto, técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e Helder Ferreira de Mendonça, professor da Universidade Federal Fluminense, com o trabalho: A Importância do Gerenciamento do Sistema Previdenciário para a Qualidade dos Gastos Públicos; e o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Dayson Pereira Bezerra de Almeida, que recebeu menção honrosa com tema Superávit Primário e Alterações Orçamentárias: Reflexos sobre a Dívida Pública.

Os três primeiros colocados receberam, no total, R$ 35 mil, um certificado e terão a monografia publicada.

Fonte: Agência Brasil

Próximos Eventos