+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Ministros e empresários discutem sobre inovação em São Paulo

Os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria   e  Comércio  Exterior, discutem nesta sexta-feira (4), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI),  em São Paulo, a agenda da inovação com  os industriais brasileiros. O encontro será coordenado pelo presidente da  CNI,  Robson  Braga  de Andrade, e terá a participação do presidente do Banco  Nacional  do  Desenvolvimento  Econômico  e  Social (BNDES), Luciano Coutinho, e 34 dirigentes de grandes empresas brasileiras.

Essa  é a primeira reunião do ano da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa liderada pela Confederação que pretende colocar a inovação no centro  da  estratégia das empresas brasileiras.  Formado  por  líderes industriais, o movimento  visa dobrar o número de indústrias inovadoras até 2013.  Além  de  mostrar aos empresários a importância dos investimentos em pesquisa  e  desenvolvimento  de  novos produtos e processos, a MEI busca a articulação  com  o  governo  para  aperfeiçoar  as  políticas públicas e a interação das empresas com os centros de conhecimento.

O  encontro  dos  industriais  com  os  ministros  terá,  entre  outros,  a participação  dos  presidentes  da  Embraer,  Frederico Curado, da Siemens, Adilson  Primo,  da  IBM  Brasil,  Ricardo Pelegrini, do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski,  e da Villares Metals, Harry Grandeberg. Também participarão da reunião o diretor-superintendente da WEG Motores, Siegfried Kretzfeld, e o  diretor-presidente  da Fiat, Cledorvino Belini, que preside a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No período da tarde, o ministro segue para Campinas, onde vai conhecer o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Centro é responsável por gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com os agentes sócio-econômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade.

Em seguida, Mercadante irá participar da inauguração Laboratório de Estudos e Aplicações em tecnologia de identificação por radiofrequência  (RFID) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que é uma instituição independente, focada na inovação. O laboratório foi montado com recursos do Fundo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (FNDCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O novo laboratório do CPqD é o único do Brasil que possui uma câmara semianecóica com capacidade para fazer avaliações simulando o uso da tecnologia RFID em diferentes ambientes e aplicações, como em veículos ou até mesmo grandes centros de distribuição, por exemplo.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 34 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Fonte: Portal MCT de 04/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos