Notícias

Ministro em exercício defende mais recursos para ciência e tecnologia

Luiz Antonio Elias pede à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias apoio à proposta que garante 50% dos recursos do pagamento de royalties do pré-sal para C&T.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Luiz Antonio Elias, pediu, nesta sexta-feira (3), à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) apoio ao movimento em favor da destinação de 50% do fundo social arrecadado com o pagamento dos royalties do petróleo na camada pré-sal às áreas de Educação e de Ciência e Tecnologia.

“O pré-sal é o momento significativo para cravar a questão da educação e da ciência e tecnologia”, argumentou Elias, ao lembrar que, “como dizia [o economista] Celso Furtado: ou a gente aproveita a oportunidade de tirar, desse recurso natural, a expansão da capacidade da economia brasileira ou nós vamos ficar para trás”. O projeto de lei nº 2.565/2011, que tramita na Câmara dos Deputados desde outubro do ano passado, determina as regras da partilha entre os estados.

A Abruc representa as Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices), segmento universitário sem fins lucrativos, atua com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Buscamos uma inserção ainda mais intensa nas questões de Estado, tanto na educação quanto na ciência e na tecnologia”, anunciou o presidente da associação Vilmar Thomé.

O ministro em exercício ressaltou o fato de as Ices estarem presentes no interior do País. “Trabalhando em sintonia com as universidades comunitárias, podemos ter um braço de expansão da pesquisa científica e da formação de recursos humanos”, afirmou Elias. “Elas têm um aspecto fundamental: estão mais capilarmente incluídas no Brasil do que as federais. Isso é um elemento muito importante para avançarmos não só na educação superior, mas em todos os campos educacionais, como na ampliação das bases de ciência.”

Fonte: Ascom do MCTI

Próximos Eventos