+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Ministro discute Plano de Desenvolvimento Científico do Nordeste na FIEB

Aloizio Mercadante participa de apresentação do projeto e, em seguida, faz visita às instalações do SENAI Cimatec, em Piatã, nesta sexta-feira.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, estará em Salvador, nesta sexta-feira (4), para o Ciclo de Debates Nordeste XXI, em que será apresentado o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, realizado às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), é promovido pelo Banco do Nordeste (BNB) e pelo Instituto Nordeste XXI.

O Plano propõe a criação do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste, que seria composto por instituições locais do setor para definir critérios de aplicação dos recursos dos fundos setoriais destinados à região, cerca de R$ 200 milhões por ano, de acordo com o Instituto Nordeste XXI. Prevê ainda a instalação de uma agência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) dentro do BNB, em Fortaleza (CE).

Para os proponentes do Plano, capitaneado pela Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, a atual distribuição dos recursos federais para a região (que é feita por meio de editais) é concentrada e desigual. Além disso, não contempla os projetos prioritários das políticas de ciência e tecnologia dos estados, por conta dos desníveis inter-regionais.

Na ocasião, também serão discutidas formas de financiamento para projetos de inovação de micro e pequenas empresas.

Cimatec – Após a realização do evento, no período da tarde, o ministro Aloizio Mercadante irá conhecer pessoalmente as instalações do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do SENAI-BA, em Piatã, unidade-modelo para os centros de referência que serão implantados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Além de oferecer serviços técnicos e realizar pesquisa aplicada em tecnologias computacionais integradas à manufatura, o Cimatec atua na educação profissional oferecendo cursos técnicos de nível médio, cursos de qualificação, cursos de graduação, pós-graduação e de aprendizagem industrial de nível básico e técnico.

Fonte: FIEB

Próximos Eventos