Notícias

Ministro defende exigência de carta para bolsistas citadas em reportagem

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) defendeu nesta segunda-feira (14) exigência da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para que alunas citadas em reportagem da Folha enviassem email ao governo brasileiro declarando que não gostariam de retornar ao Brasil.

As estudantes, beneficiadas por bolsa do programa Ciência sem Fronteiras, foram citadas em reportagem da Folha na semana passada, que mostrou atraso no pagamento de ajuda de custo para brasileiros matriculados na UEL (University of East London). No dia seguinte, a Capes cobrou posicionamento de que as estudantes gostariam de continuar seus estudos no exterior e de que não passavam por “nenhuma necessidade”.

“Foi um gesto de gentileza e de atenção. É com essa atenção que temos tratado todos os bolsistas. Espero que seja assim que tenha sido entendido”, disse o ministro em coletiva de imprensa. Mercadante afirmou que atualmente, a Capes e o CNPq mantêm 35 mil bolsistas brasileiros no exterior, dos quais 21 mil são do programa “Ciência sem Fronteiras”.

“Se houve manifestação de qualquer tipo de dificuldades, a Capes deve ligar, deve perguntar se tem alguma coisa que a gente possa fazer, o que é que está acontecendo. E qualquer estudante que quiser voltar para o Brasil pode voltar na hora que quiser. Ninguém tem que ficar num estágio se não se sentir plenamente atendido”, completou.

Mercadante destacou ainda que o atraso se refere a uma ajuda de custo, não à bolsa principal do programa.

A reportagem mostrou que 35 bolsistas da UEL não recebem, desde setembro, uma ajuda de custo mensal de 400 libras para alimentação, transporte e material. A universidade britânica ofereceu empréstimos emergenciais de 500 libras (R$ 1.631). A bolsa de 416 libras foi paga em dia.

“É um adicional que estamos fazendo para poder melhorar ainda mais as condições de permanência. (…) Até o final desta semana a situação está resolvida”, disse o ministro.

Fonte: Folha de São Paulo

Próximos Eventos