+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Ministro de C&T da China amplia acordo de cooperação do Centro de Mudança Climática e Energia

O ministro da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, Wan Gang, visita a sede da Coppe/UFRJ, nesta quinta-feira (9). Durante a cerimônia será firmado um acordo de cooperação que amplia as atividades do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, mantido em parceria pela Coppe e a Universidade de Tsinghua.

O acordo, que será assinado pelo ministro Wan Gang; pelo professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe e presidente brasileiro do Centro China-Brasil; e pelo reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi, ampliará as áreas de pesquisa do Centro, que passa a contemplar desenvolvimentos tecnológicos voltados para veículos elétricos, energia solar, planejamento energético e energia dos oceanos.

O documento também será assinado pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, diretor do Centro China-Brasil pelo lado brasileiro; e pelos professores da Universidade de Tsinghua, He JianKun e Liu Dehua, respectivamente, presidente e diretor do Centro pela China.

Criado em janeiro de 2009, o Centro China-Brasil é fruto de uma parceria da Coppe com a universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa da área de tecnologia, com sede em Pequim, e inclui projetos em colaboração com outras instituições de ensino superior chinesas. O Centro tem como objetivo conciliar produção de energia e preservação dos recursos naturais. Desde a sua implantação, pesquisadores brasileiros e chineses vêm desenvolvendo projetos nas áreas de mudança climática; biocombustíveis; energia eólica; captura e armazenamento de carbono e produção de óleo e gás em águas profundas. A Coppe e a Universidade de Tsinghua mantêm intercâmbio de alunos e pesquisadores que atuam nas áreas contempladas pela parceria.

Saiba mais sobre o Centro China-Brasil:http://www.centrochinabrasil.coppe.ufrj.br.

Fonte: Ascom da Coppe/UFRJ

Próximos Eventos