+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Ministro apresenta Plano de Ação do MCTI em audiência pública da Câmara dos Deputados

ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou na manhã da quarta-feira (7) de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. O objetivo da reunião, que foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado federal Aliel Machado (PSB/PR), foi possibilitar ao dirigente da pasta a apresentação do Plano de Ação do MCTI para o ano de 2021.

Durante sua apresentação para o colegiado, o ministro falou sobre os projetos que compõem a área de atuação do MCTI, ministério considerado ferramenta essencial para o desenvolvimento do país e determinante no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Há tempos eu tenho esperado por essa oportunidade de falar do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apresentar alguns dos planos”, afirmou. “Eu espero que essa seja a primeira de muitas audiências e que a gente possa apresentar cada um dos projetos isoladamente. Este Ministério é uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável no país. Eu gosto desse termo – ferramenta – para o ministério porque a ciência e a tecnologia estão espalhadas e participam de todos os setores, sejam outros ministérios, instituições, cidades, estados e nós temos aqui diversos programas que possibilitam essa participação”, disse o ministro.

Ao apresentar os programas do MCTI, o titular da pasta citou as finalidades, prioridades e estruturas do órgão que são alinhadas às funções institucionais estabelecidas em acordo com a Missão MCTI – gerar conhecimento, produzir riquezas e promover qualidade de vida para a população.

Marcos Pontes falou também do desenvolvimento de tecnologias prioritárias; tecnologias estratégicas; tecnologias habilitadoras; tecnologias para produção; tecnologias para o desenvolvimento sustentável; tecnologias para a qualidade de vida do cidadão. Ele abordou as áreas de atuação das 28 unidades vinculadas ao MCTI e as secretarias que fazem parte da estrutura do ministério. Todos os secretários estavam presentes na audiência pública para atender possíveis dúvidas específicas dos seus respectivos setores aos parlamentares.

Pandemia

O ministro Marcos Pontes também tratou sobre as ações do MCTI no combate à pandemia da Covid-19. A RedeVírus MCTI, criada em fevereiro de 2020, conta com uma rede de pesquisadores que trabalham constantemente dentro do escopo de ações emergenciais e ações continuadas, estabelecida na estratégia MCTI de enfrentamento da pandemia.

FNDCT

Ao ressaltar a importância de investimentos financeiros no setor de ciência, tecnologia e inovações da nação, o ministro abordou o tema dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), recentemente deliberado pelo Congresso Nacional. O não contingenciamento do Fundo é determinante para o avanço e desenvolvimento do setor no Brasil. “Os deputados da comissão certamente entendem da importância da CT&I para o país”, disse o ministro.

O autor do requerimento que solicitou o convite ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, deputado federal Aliel Machado (PSB/PR) – presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, ao agradecer a participação do ministro, falou do trabalho essencial do MCTI para todas as áreas.

“Nós estamos de portas abertas para debater com vossa excelência o futuro da ciência no nosso país e faço um apelo para que use toda a sua influência, sua história e sua dedicação ao seu trabalho para nos ajudar nesse momento em que todos disputam espaço. A ciência é a defesa de todos os espaços, de todas as áreas, precisamos muito de tudo isso, precisamos muito defender a ciência como um todo”, disse o deputado.

A audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados foi realizada por videoconferência.

Assista a íntegra no link: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/60879

Fonte: MCTI

Próximos Eventos