Notícias

Minicom assume coordenação-executiva do programa telecentros

Com a criação da nova Secretaria de Inclusão Digital, a coordenação-executiva do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades, mais conhecido como Telecentros.BR, será transferida do Ministério do Planejamento para o Ministério das Comunicações.

A coordenadora-executiva do Telecentros.BR, Cristina Mori, ressaltou a importância da qualificação dos espaços públicos e comunitários de inclusão digital. “Os telecentros que nós apoiamos são gratuitos e de acesso livre, inclusive a redes sociais”, afirmou a coordenadora, frisando essas ferramentas também são importantes para a inclusão.

“O próprio conceito de inclusão digital evoluiu ao longo dos anos. Hoje se sabe que não basta distribuir máquinas e ensinar a população a usar um computador. É preciso que a população possa fazer o uso efetivo desta tecnologia, em todas as dimensões sociais, econômicas, culturais, etc.”, explicou.

O programa Telecentros.BR oferece computadores e conexão, além de bolsas de auxílio financeiro e cursos de formação para monitores. A primeira chamada pública, lançada em fevereiro de 2010, selecionou 9 mil projetos. Destes, 3 mil são telecentros que já existiam, mas que precisavam de algum tipo de apoio. Seis mil são novas unidades, que já estão sendo instaladas em todo o Brasil.

Fonte: TI Inside