Notícias

MetroGyn será lançada nesta terça-feira (10/4) em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, anuncia oficialmente nesta terça-feira (10/04), a integração de 31 órgãos do Estado à Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn).  A solenidade será realizada a partir das 11 horas, no Auditório Mauro Borges (Palácio Pedro Ludovico Teixeira) com a participação do governador Marconi Perillo. A MetroGyn é uma rede de altíssima velocidade destinada ao tráfego de dados, voz e vídeo. A entrada do Estado no sistema vai assegurar grande ganho de eficiência e economia de recursos no processamento dos serviços públicos, entre eles aqueles oferecidos ao cidadão.

Nesta primeira etapa, 14 sites do Estado serão conectados à MetroGyn, abrangendo 31 órgãos: Sectec, Sefaz, Segplan, Crer, Ipasgo, Goiasprev, Hugo, Semarh, Emater, Seagro, Oscar Niemeyer, Seduc, Assembléia Legislativa, Detran, Fapeg, e ainda todos os 17 órgãos presentes no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além do Palácio das Esmeraldas. A Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn) é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e consolida-se em uma rede de fibra óptica própria, de 69 Km de extensão, interligando várias instituições de ensino, pesquisa e governos (Governo do Estado e Prefeitura de Goiânia).

Autorizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec) é a representante oficial do Estado de Goiás perante o Comitê Técnico e Gestor da Rede. A Sectec tem a missão de inserir o Estado de Goiás na Rede MetroGyn. Em função disso, a Sectec celebrou convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que coordena a rede em âmbito metropolitano, visando a integração efetiva do Estado de Goiás à Rede.

A MetroGyn integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), como iniciativa do MCT, com a coordenação nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo da Redecomep é promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 27 cidades ao longo do território nacional.

Fonte: Sectec-GO

Próximos Eventos