Notícias

Mercadante pede apoio à inovação em audiência na Câmara dos Deputados

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, disse hoje (27) que o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental e de uma sociedade do conhecimento é o grande desafio das políticas de Ciência e Tecnologia dos próximos anos.

Para ele, é fundamental fortalecer a capacidade nacional de inovação tecnológica, com a reformulação do marco regulatório, agilidade do processo de registro de patentes, aprimoramento dos incentivos fiscais e com uma nova política de importação de insumos e equipamentos para pesquisa. “São mecanismos que permitirão a inserção internacional soberana do Brasil. Vamos reduzir a defasagem tecnológica por meio da tecnologia e da inovação”, disse.

Mercadante participou de audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, em Brasília, que reuniu autoridades da comunidade científica e parlamentares.

O ministro pediu apoio aos deputados no incentivo à inovação das empresas de seus estados. Ele destacou o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), programa de apoio ao desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras.

Em sua apresentação, falou das parcerias firmadas na recente viagem à China, com as empresas ZTE, Huawei e Foxconn. Os acordos permitirão investimentos em telecomunicações, computação em nuvem e produção de displays.

O ministro ressaltou ainda os mecanismos de apoio a tecnologias para inclusão social. Ele defendeu o novo programa de comunicação para popularização da ciência, a nova política para Centro Vocacionais Tecnológicos (CVTs) para inclusão digital e ensino profissionalizante, a olimpíada de matemática e o fomento a tecnologias assistivas.

Fonte: Ascom MCT

Próximos Eventos