+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Mercadante defende instalação de um escritório do INPI na Amazônia

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, defendeu a instalação de um escritório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na Floresta Amazônica. Segundo ele, o patenteamento da pesquisa precisa fazer parte do dia a dia dos cientistas.

Mercadante acredita que, por meio do registro, o Brasil tem condições de transformar estudos em recursos com vistas a captação de mais investimentos. “O comércio internacional hoje exige que a propriedade intelectual seja patenteada. Precisamos criar uma cultura entre os cientistas em patentear o conhecimento para que possamos ter royalties, recursos e fomentar a pesquisa no país”.

Wikflora
O ministro também propõe a criação de uma plataforma para registro de todos os dados botânicos produzidos no Brasil, que receberia o nome de Wikflora. “Temos a necessidade de fazer a enciclopédia digital da biodiversidade da Amazônia. Precisamos conhecer melhor a nossa riqueza”.

Para ele, um ponto a combater é a falta de recursos humanos, principalmente na área da botânica. Mercadante disse conhecer a carência de profissionais para desenvolvimento de cursos de mestrado e doutorado na região.

Fonte: Gestão C&T de 27/01/2011 com informações do MCT

Compartilhe:

    Próximos Eventos