Destaques

MCTIC terá bônus tecnológico de R$ 2 milhões para inovação nas PMEs

Começou nesta sexta-feira, 24/08, o prazo para se inscrever no Programa para Concessão de Bônus Tecnológicos e Capacitação para Inovação em Manufatura Avançada. A iniciativa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao todo, serão destinados R$ 2 milhões para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para soluções em produtos, processos e serviços para manufatura avançada, realizados por micro e pequenas empresas (MPE), em parceria com médias e grandes empresas (Empresas Parceiras/Âncora). O prazo para submissão de propostas é até dia 2 de outubro de 2018.

A coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do MCTIC, Eliana Emediato, explicou que o bônus tecnológico é um dos instrumentos criados pelo novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Com o bônus, o Estado aplica recursos diretamente na empresa, para pagamento pelo compartilhamento e uso de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de contratação de serviços especializados ou transferência de tecnologia. Isso trará ganhos expressivos ao país, porque é nas empresas que a inovação, de fato, acontece.”

Eliana lembra, ainda, que é importante que as propostas apresentadas estejam vinculadas a uma ou mais áreas estratégicas tecnológicas, aplicáveis à manufatura avançada, conforme o Plano de CT&I para Manufatura Avançada no Brasil. Confira a íntegra da chamada pública do Programa para Concessão de Bônus Tecnológico e Bolsas para Inovação em Manufatura Avançada.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos