Notícias

MCTI discute plano de cooperação decenal com chineses

Nesta semana o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, se reunirá com autoridades chinesas para discutir os detalhes do Plano Decenal Brasil-China de Cooperação 2012-2021.

Na pauta de discussões da reunião, estão os lançamentos dos satélites CBERS, o Centro Binacional de Nanotecnologia, além do intercâmbio que envolve os tema da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Durante o encontro da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), os governos brasileiro e chinês assinaram quatro novos acordos de colaboração. A proposta inicial da viagem é avançar na discussão dos temas que envolvem ciência, tecnologia e inovação no Plano Decenal 2012-2021, e dar início aos entendimentos que viabilizem as ações dentro da parceria.

Estão previstos encontros em Pequim com os ministros chineses de Ciência e Tecnologia, Wan Gang, e de Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, e com o responsável pela Administração Nacional de Espaço da China (CNSA), Chen Qiufa. O ministro deverá visitar a Universidade de Tsinghua, a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast) e o Centro Espacial.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos