Notícias

Mato Grosso lança Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Os ‘Cientistas Malucos’, grupo de jovens que participam aos domingos de programa no canal SBT, irão a Mato Grosso participar da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que ocorrerá entre os dias 17 a 21 de outubro, em Cuiabá.

O anúncio foi dado pelo secretário de estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, durante o lançamento da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizado na última semana, que contou com a presença de representantes de vários setores público e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O secretário declarou que os “Cientistas Malucos” irão encerrar a 8ª Semana Nacional com dois shows de 50 minutos, sendo um no período da manhã e outro a noite. “Os três físicos, formados na Universidade de São Paulo, utilizarão da criatividade e muita diversão para despertar o interesse de crianças e adultos que irão no nosso evento. Queremos que eles nos ajudem a popularizar a Ciência, através de atividades científicas práticas, que apresentem aspectos curiosos, divertidos e inesperados”, declarou Eliene Lima.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec, Bernadete Ribeiro, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, terá ainda como atrações: cinema 3D, piso interativo, experimentos com brinquedos científicos, teatro cultural regional e palestras educativas. O evento é aberto ao público estudantil e à sociedade, e a entrada será gratuita.

“Além dessas atrações vamos expor ao público ainda os dez melhores trabalhos científicos e tecnológicos elaborados por alunos da rede pública estadual em 2011. Esses materiais estudantis são frutos da 5ª Mostra Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, realizada em julho, na capital”, explicou Bernadete Ribeiro. Ela comentou ainda que todos os 20 integrantes dos dez trabalhos escolares foram premiados com ‘Bolsas Científicas Júnior’, patrocinadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no valor de R$ 100.

O lançamento da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi marcado ainda pela realização de palestras com o tema ‘Meio Ambiente’ e a apresentação de um vídeo sobre ‘Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora Áurea Regina Ignácio, esteve na solenidade representando o reitor Adriano Silva que tinha outros compromissos agendados. O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unemat, professor Tadeu Miranda de Queiroz também esteve prestigiou o evento.

8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – A 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em Mato Grosso, servirá para estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A 8ª Semana pretende também, chamar a atenção para a importância da área de pesquisa para a sociedade e para o desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Fonte: Secitec MT

Próximos Eventos