Destaques

Marcos Pontes aguarda anúncio oficial para assumir Ciência e Tecnologia

O astronauta Marcos Pontes, que foi o primeiro brasileiro a ir ao Espaço, em 2006, está à espera tão somente do anúncio oficial para ser confirmado como responsável pela área de Ciência e Tecnologia no governo do novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Em entrevistas às agências de notícias nesta segunda-feira, 29/10, Pontes – que foi um aliado de primeira hora de Bolsonaro apesar de ser da Rede, de Marina Silva – destaca que em Ciência e Tecnologia é preciso reforçar a conexão com a Educação.

Ainda de acordo com Pontes, a pesquisa também precisa de investimentos fortes, assim como a promoção da carreira de pesquisador. “É importante demais em qualquer país e a gente não vê essa promoção aqui no Brasil, precisa promover essa carreira”, pontuou, citando ainda a intenção de apostar em inovação e ações nacionais e internacionais, sem entrar, porém, em detalhes da estratégia.

Em entrevista concedida à Abranet, em 2017, quando ministrou uma palestra na Convenção da entidade, na Bahia, Pontes falou sobre a necessidade de uma Ciência forte para criar um desenvolvimento sustentável e econômico. À época, deixou claro que o Brasil precisava ter desenvolvimento de ideias dentro de casa e, mais ainda, transforma-las em ações reais.

Na entrevista, dada a jornalista Roberta Prescott, Pontes também destacou que existe falta de conhecimento por parte dos políticos que trabalham com inovação, ciência e tecnologia e a tratam como questão secundária. O astronauta também falou sobre Internet e empreendedorismo. Relembrem.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos