+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

LNCC lança programa de pesquisa na Reunião Anual da SBPC

Durante o evento, o Laboratório Nacional de Computação Científica apresentará módulo de navegação que permite ao usuário maior imersão em ambientes virtuais, sem a necessidade de usar dispositivos sem fio.

Programa de pesquisa que permite ao usuário fazer uma imersão em ambientes virtuais apenas com movimentos articulados de mão, sem treinamento, destreza especial, uso de dispositivos sem fio ou interfaces. A novidade é uma das atrações que o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) preparou para a 64ª Reunião da SBPC, que ocorre entre os dias 22 e 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Para reproduzir com fidelidade a configuração dos dedos do usuário, o LNCC desenvolveu um módulo para calibração da CyberGlove em tempo de execução. Um protótipo de unidade de medida inercial e um sensor de visão estereoscópica foram utilizados para construir o módulo do rastreador, que é capaz de reproduzir a pose da mão com seis graus de liberdade no ambiente virtual.

Os módulos foram desenvolvidos de forma desacoplada, possibilitando sua integração em projetos futuros. Estes foram implementados como plugins para o framework de Realidade Virtual Instant Reality dando suporte aos dispositivos utilizados neste trabalho, podendo ser facilmente estendidos para dispositivos similares. Essa experiência poderá servir para simular no futuro o ambiente virtual de uma sala de cirurgia, como apoio ao treinamento e estudo de futuros profissionais da área de saúde.

Fonte: Ascom do MCTI – Site do LNCC

Próximos Eventos