Destaques

Itaipu inaugura laboratório de soluções para Cidades Inteligentes

O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inaugura, no próximo dia 12 de dezembro, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes. O espaço servirá de vitrine das tecnologias que podem ser implementadas para tornar as cidades inteligentes como iluminação pública inteligente com sensor de wi-fi e disparo de arma e monitoramento por drones.

A intenção é que a demonstração de tecnologias inovadoras possa auxiliar gestores públicos na tomada de decisão em relação aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício do desenvolvimento urbano.

O Laboratório, localizado no Edifício das Águas do PTI, funcionará como uma plataforma na qual serão testadas e certificadas as soluções para cidades inteligentes. No espaço também serão customizados sistemas para a gestão dos dispositivos utilizados nas cidades.

As tecnologias já existentes no PTI como o sistema de compartilhamento de veículos elétricos, as bicicletas compartilhadas e sensores inteligentes ligados à Internet das Coisas (IoT) serão integradas ao novo laboratório, por meio da construção de uma Central de Comando e Controle Operacional (CCO).

O objetivo do PTI e da ABDI é, a partir do próximo ano, organizar caravanas de prefeitos para conhecer as tecnologias e conferir a confiabilidade de sistemas já existentes. Para isso, as instituições já estão em contato com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O Laboratório Vivo do PTI vai envolver um conjunto amplo de atores, formado por empresas, centros de tecnologia e pesquisa, pessoas e seus dispositivos, a fim de disseminar os conceitos e as soluções das cidades inteligentes.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos