Notícias

IPT promove seminário Brasil-Alemanha em São Paulo

Nos dias 22 e 23 de março, o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – em parceria com três Institutos Fraunhofer (EMFT – Instituição de Tecnologias Modulares de Estado Sólido, IGB – Instituto de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia e IZFP – Instituto de Ensaios Não-Destrutivos) realiza a “1ª Jornada IPT-Fraunhofer”em São Paulo.

Fraunhofer-Gesellschaft é hoje a maior instituição de pesquisa aplicada europeia, com mais de 80 centros de pesquisa em todo o mundo, incluindo 59 institutos de pesquisa na Alemanha. Atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciências Biológicas; Microeletrônica; Tecnologia de Superfícies e Fotônica; Produção; Materiais e Componentes; e Defesa e Segurança. Em março de 2009, mediante acordo de cooperação tecnológica assinado entre o IPT e a Fraunhofer-Gesellschaft, durante a visita da ministra alemã da Educação e Pesquisa, Annette Schavan, foi criado o Escritório Fraunhofer dos Institutos EMFT, IGB e IZFP em São Paulo.

A “1ª Jornada IPT-Fraunhofer” integra o calendário de eventos do “Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011”. O evento compõe-se de dois workshops com foco na interação entre indústria e instituições de pesquisa científica e tecnológica brasileiras e alemãs. “Os três institutos Fraunhofer e o IPT não só aprofundarão a cooperação nas áreas estratégicas em que atuam, mas também darão à indústria brasileira uma oportunidade de entrar em contato com os novos conhecimentos nos campos dos dois workshops, mostrando as possibilidades e potenciais de inovação”, diz Cornelia Huelsz Müller, responsável pelo escritório Fraunhofer em São Paulo.

Para Eduardo Valle, gerente de Relações Corporativas do IPT, há afinidades técnicas importantes entre os institutos brasileiro e alemães. “Esta jornada fortalecerá ainda mais um dos papéis pró-inovação comuns ao IPT e aos institutos Fraunhofer, que é a aproximação entre universidades e empresas nos seus países.”

O workshop do dia 22 abordará o tema “Métodos Anticorrosão e Monitoramento das Condições Voltadas à Indústria de Petróleo e Gás”. No dia 23 o tema será “Microfluídica e Nanobiotecnologia Aplicada à Saúde”. Os dois eventos serão realizados das 9 às 18 horas no campus do IPT (avenida Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária – São Paulo/SP). As inscrições são gratuitas. Para inscrições e programação completa do evento, acesse www.ipt.br/eventos/52-1%C2%AA_jornada_ipt_fraunhofer.htm

Fonte: IPT São Paulo