+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Instituto Fraunhofer oferece bolsas para brasileiros na Alemanha

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) firmaram uma parceria com o Instituto Fraunhofer para oferecer bolsas de doutorado sanduíche ou pleno e pós-doutorado para desenvolvimento de projetos de pesquisa na Alemanha.

As bolsas são parte do programa Ciência sem Fronteiras e serão destinadas a projetos das áreas de microeletrônica, materiais, luz e superfície, produção, ciências da vida e tecnologia da informação e comunicação.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq até o dia 16 de março. No entanto, o formulário de propostas on-line só estará disponível na plataforma Carlos Chagasaté sexta-feira, 10. O edital não especifica quantas bolsas serão oferecidas. Elas estarão disponíveis a partir de setembro.

O valor da bolsa inclui mensalidade, auxílio-instalação, passagem aérea e seguro-saúde e varia entre 2.140 e 2.900 euros (R$ 4.891 e R$ 6.628, aproximadamente), mais auxílio moradia, de acordo com o tipo e a duração do programa.

O Instituto Fraunhofer possui mais de 60 centros de pesquisa e já desenvolve projetos específicos para o Brasil em 32 deles. Em 10 de janeiro os governos brasileiro e alemão firmaram convênio com a instituição para que ele acompanhe e avalie trabalhos de organizações de pesquisa brasileiras.

O edital completo está disponível no site do CNPq.

Fonte: Valor Econômico

Próximos Eventos