+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

INPI muda sistema eletrônico de pedidos de patentes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vai desligar nesta semana os sistemas eletrônicos de pedidos de patentes. O e-Parecer será descontinuado em 22/4 e o sistema e-Carta Patente dois dias depois, em 22/4. O Instituto informa que os documentos antes disponibilizados por ambos estarão acessíveis aos usuários através do sistema de busca do INPI.

“Tal medida tem como objetivo otimizar os recursos de tecnologia da informação, aumentando a padronização de produtos e processos. Em adição, permitirá maior controle sobre os acessos efetuados ao banco de dados de patentes do INPI com relação às informações disponibilizadas pelo Instituto”, justificou o INPI em nota desta segunda, 18/o4.

Ainda de acordo com o instituto, as informações referentes aos pedidos de patentes estão sendo compiladas e disponibilizadas através da área de busca de documentos no site (neste link). É preciso cadastrar login e senha – ainda que não para todos os serviços online.

De acordo com o INPI, atualmente os usuários que têm processo de patente precisar usar vários sistemas, agora concentrados no peticionamento eletrônico e na busca web, que envolvem os pedidos iniciais, cumprimento de exigências, desarquivamento, recurso, obtenção de documentos e acompanhamentos de pedidos, por exemplo.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos