Notícias

Inpa: Iniciação Científica apresenta resultados

As apresentações dos trabalhos estão divididas por áreas científicas: biológicas; exatas, da terra e engenharias; agrárias; ciências sociais, humanas e aplicadas; e multidisciplinar.

A Coordenação de Capacitação (COCP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza até hoje (20) o I Congresso de Iniciação Científica do Inpa (I CONIC) com apresentação dos resultados de aproximadamente 200 trabalhos produzidos por bolsistas e orientadores, no período de um ano, das diversas áreas de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Inpa é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tem o objetivo de proporcionar aprendizagem e aperfeiçoamento a estudantes de graduação.

Na manhã desta terça-feira (17), aconteceram as apresentações dos trabalhos elaborados nas áreas de ecologia, zoologia, clima e ambiente e recursos florestais. Todos os trabalhos são orientados por pesquisadores do Instituto.

Como é o caso do trabalho desenvolvido pela estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tatyane Pereira Catunda, intitulado “Uso de papel artesanal e reciclado para produção de revestimento para canetas”, desenvolvido no Laboratório de Celulose e Papel Carvão Vegetal. O trabalho foi orientado por Sérgio Nunomura e co-orientado por Marcela Amazonas, ambos pesquisadores do Instituto.

Os papéis descartáveis foram coletados dentro do próprio Instituto e o trabalho passou por duas etapas distintas: avaliação da qualidade do papel descartável, e pesquisa de campo sobre o modelo mais comercializado: custo-benefício e demanda por produto.

O modelo de caneta para realizar o revestimento foi esferográfica cilíndrica com tampa espiral na ponta. De acordo com Tatyane Catunda, esse modelo foi selecionado por conta do”custo-benefício, demanda pelo produto e facilidade de montagem”.

De acordo com a estudante, o uso desse material para utilização na confecção no revestimento do modelo de caneta selecionado proporciona uma redução do plástico, matéria que prejudica o meio ambiente e que é utilizado na confecção das canetas. “Mesmo que em pequena proporção o uso de materiais de celulose reciclável, como insumos para revestimento de caneta, reduz o consumo da matéria que mais desagrada o meio ambiente, plásticos, e potencializa insumos que até então são subestimados (papéis descartáveis)”, destaca.

Outros trabalhos

Até hoje (20), de 11h às 14h, no hall do Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência, Campus I do Inpa, acontece a apresentação dos pôsteres dos trabalhos. Nesse primeiro congresso, trabalhos de outras universidades também participam.

Fonte: Ascom do Inpa

Próximos Eventos