O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmou nesta segunda-feira que o Inova Preto, iniciativa que vai disponibilizar recursos para projetos de inovação na cadeia de petróleo e gás natural, trará oportunidades para apoiar projetos de risco mais alto.
“Serão R$ 3 bilhões compartilhados entre BNDES e Finep, em uma conjugação adequada. Temos inclusive possibilidade de apoiar projetos de risco mais alto”, disse o executivo, durante a assinatura do convênio Inova Petro, no Rio de Janeiro, que tem duração prevista até 2016.
“O pré-sal e a cadeia produtiva se defrontam com múltiplos desafios. O desenvolvimento no pré-sal não é simplesmente a transposição do que é hoje, mas um avanço significativo. Estamos falando de águas profundas, o que inclui muitos desafios técnicos e operacionais”, afirmou.
O presidente do BNDES destacou a importância da Petrobras para assegurar a credibilidade do programa.
“Falamos com a Graça que Petrobras é essencial para desenvolvimento da indústria”, afirmou, referindo-se à presidente da petroleira, Graça Foster.
Fonte: Folha de São Paulo