Notícias

Inmetro certificará bens de informática

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) vai certificar também bens de informática, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 19. A lista contempla 24 itens, como computadores, tablets, copiadoras e projetores, informa reportagem de Alexandre Orrico para a Folha.

Bens de informática já estavam na agenda regulatória do Inmetro, mas o processo foi acelerado para seguir um decreto presidencial de maio de 2010, que diz que somente equipamentos testados e aprovados poderão ser comprados pelo governo federal.

A certificação será voluntária para as empresas, mas compras públicas só serão feitas com produtos certificados, diz Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.

A população em geral vai se beneficiar, porque todos querem vender à União, que é a maior compradora de equipamentos do tipo no Brasil. Como as empresas não diferenciam as linhas de produção, o brasileiro vai ter mais aparelhos certificados no mercado, completa.

Serão três testes principais: eficiência energética, que terá como classificação as mesmas escalas e notas que já há para geladeiras; compatibilidade eletromagnética (capacidade de não emitir interferências); e requisitos de segurança, para evitar choques, curtos e pontas cortantes.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Próximos Eventos