Notícias

IBM cria laboratório para o mercado de recursos naturais

De olho no mercado do pré-sal ,a  IBM anunciou oficialmente nesta seghunda-feria, 20, a abertura,em São Paulo, do Natural Resources Industry Solutions Lab (NRIS Lab), com o objetivo de desenvolver de software para as indústrias de recursos naturais, como petróleo, mineração e agricultura. O objetivo é ajudar as empresas destes setores a tirarem proveito de tecnologias inovadoras que as ajudem a suprir as demandas operacionais, de meio-ambiente e de suprimentos atuais.

Além disso, os softwares desenvolvidos aqui poderão, também, ser implementados globalmente, já que o laboratório brasileiro estará conectado aos demais existentes ao redor do mundo, com compartilhamento de conhecimento e experiências entre as equipes.

É a primeira vez no Brasil que o mercado de Recursos Naturais contará com um laboratório exclusivo para o desenvolvimento de soluções especializadas com alto valor agregado. O anúncio complementa a estratégia da IBM de atuar setor de recursos naturais, pois o NRIS atuará de maneira integrada com os já existentes IBM Research – Brazil, responsável pela pesquisa, e com o Natural Resources Solution Center, responsável pelo desenvolvimento de soluções e interação com os clientes, criado em março desse ano no Rio de Janeiro.

“Decidimos criar este laboratório para ajudar as companhias a enfrentar os desafios deste mercado, acelerar o desenvolvimento de soluções alinhadas às necessidades do Brasil, colocando a tecnologia a serviço do cliente no menor tempo possível”, afirma Fábio Scopeta, diretor do Laboratório de Software da IBM Brasil.

Para exemplificar, ele cita a tecnologia de fibra ótica que faz a medição de poços de petróleo em tempo real, analisando grande volume de dados para uma decisão mais rápida. Um anel  de fibra ótica trafegando dados em alta velocidade. “Com as informações, 70% do óleo pode ser recuperável pelas empresas”, diz.

Somado aos dois centros, a IBM adquiriu 20% das Six Automação, empresa do grupo EBX, na qual a IBM investirá cerca de US$ 1 bilhão em 10 anos, para a colaborarão em pesquisa, desenvolvimento conjunto e o outsourcing de atividades operacionais de TI do Grupo.(veja link relacionados abaixo)

Para Ulisses Mello,diretor de Recursos Naturais do IBM Research – Brazil, o projeto auxiliará as empresas na adoção de tendências que já estão em uso no exterior. “Operações com foco na preservação do ambiente e extração inteligente de recursos, análise em tempo real, gerenciamento e coleta de informações valiosas a partir de grandes volumes de dados”. A intenção é atender as mais de 100 empresas do ecossistema de “oil & gás” que se instalaram no país, após a abertura do mercado à exploração de empresas estrangeiras e a descoberta do pré-sal.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos