+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

IBGE e ABDI anunciam acordo para pesquisa sobre investimentos em ciência, tecnologia e inovação

Nesta quinta-feira que fechou acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para o lançamento da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral), com informações sobre investimentos em ciência, tecnologia e inovação no país.

O acordo prevê 50 meses de trabalho (pouco mais de quatro anos) e sete levantamentos semestrais no período, com foco em empresas com mais de 100 empregados. A previsão é que sejam feitos dois testes-piloto no segundo semestre deste ano e a primeira divulgação seja feita em 2022. A ABDI vai !nanciar a pesquisa e fazer o acompanhamento técnico dos trabalhos, além de participar do desenvolvimento do plano de pesquisa e da determinação das metodologias aplicadas.

Segundo o IBGE, a Pintec Semestral complementará os dados da Pesquisa de Inovação (Pintec), que é realizada pelo instituto a cada três anos, desde 2000. A última edição da Pintec, com dados divulgados em abril de 2020, mas relativos ao período de 2015 a 2017, apontou que apenas 33,6% das 116.962 empresas brasileiras pesquisadas (com dez ou mais trabalhadores) !zeram algum tipo de inovação em produtos ou em processos. A taxa era de 36% na pesquisa anterior, referente ao triênio de 2012 a 2014. Somados, os investimentos nas atividades inovadoras chegaram a R$ 67,3 bilhões em 2017, o correspondente a 1,95% da receita líquida das empresas, bem abaixo dos R$ 81,5 bilhões de 2014.

Em nota divulgada pelo IBGE, a presidente do instituto, Susana Cordeiro Guerra, ressaltou que a pesquisa se insere no contexto da agenda de modernização do IBGE, com fortalecimento das pesquisas amostrais “com tempestividade e economicidade maiores”. “A inovação é uma das principais alavancas para o aumento da competitividade das empresas, assim a Pintec Semestral ajudará a identi!car os efeitos de curto prazo sobre a inovação, além de viabilizar a inclusão de blocos temáticos emergentes como o efeito da pandemia ou da transformação digital nas empresas”, a!rma.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/04/08/ibge-e-abdi-anun…esquisa-sobre-investimentos-em-ciencia-tecnologia-e-inovacao.ghtml Página 2 de 6

IBGE e ABDI anunciam acordo para pesquisa sobre investimentos em ciência, tecnologia e inovação | Brasil | Valor Econômico 09/04/2021 10:58

Já o presidente da ABDI, Igor Calvet, destacou que a pesquisa permitirá mapear rapidamente efeitos de curto prazo dos investimentos feitos em inovação. “Nossa intenção é disponibilizar informações estatísticas relevantes e con!áveis, semestralmente, que apontem tendências e, ao mesmo tempo, sejam um termômetro da situação da inovação no setor produtivo nacional.”

Fonte:Valor em 09/11/2021

Próximos Eventos