Grupo de Trabalho em Arranjos Produtivos Locais assina acordo com instituições europeias

Na última quarta-feira (18), a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloísa Menezes, assinou a Agenda de Cooperação em Clusters, documento firmado entre o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), coordenado pelo ministério, e a European Clusters Excellence Iniciative (ECEI) e o European Cluster Collaboration Platform (ECCP), da Comissão Europeia. A assinatura foi feita durante a abertura oficial do durante participação do 6º Congresso Latino-Americano de Clusters (CLAC), em Ouro Preto (MG).

A agenda tem como objetivo estabelecer uma iniciativa formal de cooperação entre o ECEI-ECCP da Comissão Européia e o GTP APL, visando compartilhar informações, ferramentas e experiências na promoção da excelência na gestão de clusters entre instituições relacionadas ao tema de desenvolvimento de clusters. Outro objetivo é fortalecer e promover a cooperação empresarial de pesquisa e tecnológica entre clusters da União Europeia e do Brasil.

A secretária da SDP também participou do painel “O papel dos clusters no desenvolvimento regional: perspectiva Brasil” na abertura oficial do congresso que tem como tema central “Cluster e Competitividade: soluções para o desenvolvimento sustentável da América Latina” e estará sendo realizado até o próximo dia 20, em Ouro Preto (MG), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). O evento pretende discutir a competitividade dos clusters – conhecidos no Brasil como Arranjos Produtivos Locais (APLs) – e os modelos de sucesso que possam ser adotados.

Fonte: Ascom MDIC

Compartilhe:

    Leave a Reply