+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Governos intensificam pedidos para tirar conteúdo da internet, diz Google

Autoridades americanas lideraram uma lista de petições para o Google remover conteúdo publicado on-line e repassar informações sobre usuários.

De seis em seis meses, o Google publica um relatório de transparência com esses dados. As informações do último relatório, divulgadas no domingo, se referem ao último semestre de 2011.

Segundo o Google, há um crescente número de petições de agências governamentais tentando usar o poder para reprimir opiniões políticas e ocultar materiais que elas não aprovam.

Houve cerca de 18.250 pedidos de remoção entre julho e dezembro de 2011 por autoridades do mundo todo, 16% a mais do que no semestre anterior.

“É alarmante não só por arriscar a liberdade de expressão, mas porque muitas das petições vêm de países pouco suspeitos –democracias que, normalmente, não costumam ser associadas a censura”, disse Dorothy Chou, analista sênior de políticas do Google.

Nos EUA, 187 petições para remoção de conteúdo foram enviadas por autoridades do governo entre julho e dezembro de 2011, mais do que o dobro do período entre janeiro e junho (92).

Só o Brasil pediu para remover mais conteúdo no mesmo período: foram 194 petições no último semestre do ano passado. O Brasil costuma liderar a lista por conta de casos envolvendo o Orkut, rede social de que o Google é dono.

Fonte: Folha de São Paulo

Próximos Eventos