+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Governo lança programa de apoio a empresas nascentes na área de TI

O governo criou oficialmente hoje o Start-Up Brasil, Programa de Aceleração de Empresas de Software e Serviços de Tecnologias da Informação.  Parte do “TI Maior”, programa estratégico anunciado em agosto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa visa a apoiar empresas nascentes por intermédio de “aceleradoras”.

A portaria ministerial que institui o Star-Up Brasil, publicada na edição de hoje do “Diário Oficial da União”, define como aceleradoras “pessoas jurídicas dedicadas ao processo de apoio a projetos de empreendedores e empresas nascentes (start-ups)”. Para ser apoiada, a novata, por sua vez, deve ser “empresa recém-estabelecida na qual se desenvolvem produtos, processos ou serviços com características inovadoras, garantidas por atividades de pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de inserção no mercado”.

O objetivo do novo programa é estimular, por meio do empreendedorismo, a ampliação da base tecnológica, a consolidação de ecossistemas digitais e o surgimento de um ambiente favorável à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação  em tecnologias da informação e da comunicação (TICs), diz o texto da portaria.

Lançado o programa, a expectativa é que o processo de seleção dos “aceleradores” comece em novembro. Conforme antecipou o site do Valor no dia 4 de outubro, a intenção do governo é escolher quatro organizações, cada uma responsável por apoiar de oito a dez novatas.

O ministério deverá gastar com o programa, até 2014, cerca de R$ 40 milhões.

Fonte: Valor Econômico

Próximos Eventos