+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Governo Federal vai usar carros elétricos para transporte de servidores

O Ministério da Economia e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram um acordo de parceria no projeto piloto Vem DF, que vai permitir o transporte administrativo de servidores federais pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ação já existe no governo distrital e vai abranger, também, o deslocamento a serviço dos servidores da União.

“A parceria com o GDF vai estimular o setor público na expansão do modelo de compartilhamento de veículos, divulgar a mobilidade elétrica, fomentar a cadeia produtiva e também economizar recursos de forma significativa”, explica a secretária adjunta de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Elise Gonçalves.

O acordo estabelece o compromisso do ME em realizar a contratação centralizada para a aquisição e instalação de seis eletropostos para a Esplanada dos Ministérios e em outras localidades em que existam prédios do ME. Já ao GDF cabe compartilhar os veículos elétricos, carregadores e o software de gestão e monitoramento.

Neste primeiro momento, os veículos poderão ser utilizados por servidores do GDF e do Ministério da Economia, órgão escolhido como piloto. Posteriormente, o público poderá ser ampliado com corridas de curta distância atendidas pelos veículos elétricos.

Atualmente há 14 veículos elétricos do modelo Twizy, da fabricante Renault, que rodam pelo projeto Vem DF. A utilização deste tipo de veículo além de diminuir o gasto público com os deslocamentos, auxilia na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e incentiva o setor privado na criação de modelos de negócios de compartilhamento de veículos que utilizem energia renovável.

Os próximos passos serão a realização dos ajustes com a implementação do modelo, treinamentos, definição da disponibilização dos carros aos servidores e a contratação e instalação dos eletropostos na Esplanada dos Ministérios. O prazo inicial de vigência do acordo é de doze meses.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos