Notícias

Governo fará pesquisa sobre o uso de TICs por crianças e adolescentes no Brasil

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da internet no Brasil, ligado ao governo federal, vai realizar, em parceria com a London School of Economics, pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e comunicações (TICs) por crianças e adolescentes no Brasil.

Para as pesquisas TIC Crianças e TIC Kids Brasil, o Cetic.br vai entrevistar crianças e pais. Serão coletados dados sobre o uso do computador, o local em que o equipamento fica na casa, o acompanhamento feito pelos pais da navegação e também hábitos de consumo das crianças e adolescentes pela rede mundial.

O levantamento vai contar com o apoio do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC/SDE). A participação do ministério na iniciativa tem o objetivo de obter dados confiáveis e de qualidade e assim subsidiar a elaboração de políticas para a área. “Essas políticas são fundamentais no mundo de hoje, em que o computador faz parte do dia a dia da vida de muitos brasileiros”, destaca Danilo Doneda, coordenador-geral de Supervisão e Controle do DPDC, que participa dos debates sobre os indicadores e as principais linhas de análise das pesquisas.

O estudo TIC Kids Online já foi realizado em mais de 25 países e participam dele crianças e jovens de nove a 16 anos. Já a TIC Crianças está em sua terceira edição e trabalha com crianças de cinco a oito anos.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos