Giro nos Estados

Governo de SP planeja criar ‘bairro tecnológico’ na capital

O governo de São Paulo pretende usar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) para construir um bairro tecnológico no Jaguaré, região Oeste da capital.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o objetivo é aproveitar a proximidade com a Universidade de São Paulo e a inauguração do Parque Tecnológico do Jaguaré para estimular as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia na região. “A ideia é termos uma área de mais de 900 mil m2 voltados a essa atividade, que ajudará na revitalização do entorno”, disse Alckmin ontem, durante o início das obras do parque do Jaguaré, o primeiro do tipo na capital paulista.

Segundo o governador, o projeto do bairro está em análise pelo comitê de PPPs do Estado. A expectativa é ampliar em dez vezes a área do Parque Tecnológico, de quase 90 mil m2 – sendo 46 mil m2 do governo e mais 42 mil m2 da USP. O parque começará a funcionar em um prazo de sete a dez meses, quando for concluída a reforma do imóvel onde ele será instalado – um antigo museu de tecnologia, localizado na Marginal Tietê. O custo da obra é de R$ 15,7 milhões.

Quando estiver pronto, o parque do Jaguaré abrigará até 50 empresas de áreas como tecnologia da informação (TI), nanotecnologia e tecnologias para mobilidade urbana, além de órgãos como o Sebrae e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O parque foi prometido pelo governo estadual há cerca de três anos, mas problemas com a primeira empresa contratada para a reforma atrasaram a inauguração. O projeto faz parte do programa SPTec, que conta com 28 iniciativas no Estado.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Próximos Eventos