+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Governo abre edital de pesquisa sobre Aids

O Ministério da Saúde acaba de lançar um edital de seleção de pesquisas sobre Aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos R$ 4 milhões.

Uma das temáticas de interesse do ministério é a “avaliação da factibilidade e da aceitabilidade de novas tecnologias de prevenção ao HIV”, como por exemplo a “profilaxia pré-exposição ao HIV”.

Em julho de 2012, o governo dos Estados Unidos autorizou, pela primeira vez, a utilização de um medicamento com a função de impedir a infecção de pessoas pelo HIV. Não se imagina que esse remédio, o Truvada, vá substituir as atuais formas de proteção, como a camisinha. Ele poderia, porém, servir a pessoas com chances mais elevadas de contrair o vírus.

À época, o governo brasileiro afirmou que não planejava incluir o Truvada na rede pública como método auxiliar de prevenção.

Segundo o departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério, o edital está aberto, também, a pesquisas que estudem o Truvada. Assim como outras formas de profilaxia pré-exposição que venham a ser estudadas.

O chamamento público abarca várias outras linhas de pesquisa, como estudo de ações inovadoras de prevenção a jovens gays e travestis (público com índices mais elevados de Aids), a transmissão mãe-bebê da hepatite B, ou análises sobre questões comportamentais e estruturais associadas ao HIV.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Próximos Eventos