Notícias

Governança de Internet é tema de reunião no Itamaraty

Diversos órgãos e autarquias governamentais estiveram reunidos na semana passada para discutir a elaboração de uma governança brasileira de Internet em âmbito internacional. O encontro foi realizado no Palácio do Itamaraty e reuniu representantes da Casa Civil, do Ministério da Defesa, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e da Secretaria de Assuntos Estratégicos. A informação é da superintende executiva da Anatel, Simone Sholze.

O assessor do Conselho Diretor da Anatel, José Alexandre Bicalho, deu mais informações. “A ideia é que o País tenha uma posição e uma atuação sobre questões estratégicas da Internet não só em nível nacional, mas também global, ou seja, em fóruns de discussões como o ICANN (órgão responsável pela gestão de domínios e endereços) e ITU (União Internacional de Telecomunicações)”, disse.

Segundo ele, diversos assuntos foram discutidos, como neutralidade de rede, governança de recursos críticos da Internet (endereços IP, nome de usuário), privacidade, mas que a segurança cibernética foi o tema mais discutido. “Existe uma possibilidade real de se criar um grupo de trabalho nessa área de segurança cibernética; porém, antes é preciso amadurecer essa discussão e abri-la a todos os setores envolvidos”, finaliza.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos