Notícias

Governador do Tocantins assina mensagem que encaminha PL de incentivo à pesquisa à Assembleia

“Diante de Deus eu reitero meu compromisso de fazer tudo o que está ao meu alcance e até acima do que posso, para que cada assinatura, despacho do nosso governo tenha a finalidade de erradicar as desigualdades e democratizar a Educação e a Saúde. Para que todos tenham a possibilidade de educar seus filhos e que possam ganhar seu sustento com o suor de seus rostos”. Foi com estas palavras que o governador Siqueira Campos assinou no final da tarde desta terça-feira, 21, durante o encerramento do I Fórum de Ciência e Tecnologia, a mensagem que encaminha à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) de n° 18/2011 de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Tecnológica no Tocantins.

Por meio do Projeto de Lei, encaminhado à Assembleia em regime de urgência, o Governo do Estado propõe uma integração entre a administração pública, a iniciativa privada e as instituições de pesquisa, para que o conhecimento gerado nestas instituições possa fomentar as atividades produtivas no Tocantins. A intenção é estimular alianças em prol do desenvolvimento de estudos tecnológicos, que uma vez absorvidos pela iniciativa privada vão gerar mais emprego e renda para os tocantinenses.

“Estou muito alegre com a presença de todos vocês aqui. Isso demonstra o interesse e compromisso de cada um com o nosso estado. Me orgulho muito deste ato tão importante que estamos firmando hoje, pois é o conhecimento que vai conduzir este estado para uma mudança extraordinária, uma mudança transformadora. É o conhecimento, a educação que vai construir no Tocantins uma economia de prosperidade e de combate às desigualdades”, enfatizou o governador.

O governador defendeu ainda que são as iniciativas para a democratização e humanização da Educação que vão gerar oportunidade de capacitação para todos e afirmou que o comprometimento de todos com a área é muito importante. “Vocês universidade, iniciativa privada e homens e mulheres que integram o governo devem estar integrados, unidos. Só assim poderemos ter desenvolvimento de verdade, que transforme a vida do nosso povo. O nosso governo tem suas raízes na vontade popular e a vontade do povo do Tocantins é de progredir”, afirmou.

Na ocasião o governador recebeu das mãos do presidente da Fieto/Sebrae, Roberto Pires, e do chefe da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno Campos da Rocha, o relatório final das atividades do Fórum de Ciência e Tecnologia. O relatório traz uma série de propostas em 10 áreas, que serão analisadas pelo Governo e poderão subsidiar o desenvolvimento do Plano Plurianual do Estado.

Balanço

Ao fazer um balanço do Fórum, o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, destacou que o evento atingiu todos os seus objetivos. “Foi um grande sucesso, atingiu todos os seus objetivos tanto em número de participantes quanto na qualidade dos debates. Nós chegamos ao que queríamos, que era promover essa integração entre o governo, a iniciativa privada e a academia”, frisou o secretário.

Segundo Borges da Silveira cerca de 400 pessoas participaram do evento. “Os participantes se envolveram no debate e nas propostas que estão sendo entregues ao governador. Temos a certeza que daqui sairão muitas propostas que poderão auxiliar na instituição de ações para desenvolver o Tocantins”, concluiu o secretário.
Fonte: SECT-TO

Próximos Eventos