Notícias

Governador do RS conhece projeto de inclusão digital no Uruguai

O governador Tarso Genro conheceu, nesta segunda-feira (7/2), em sua estada no Uruguai, o chamado Plano Ceibal, desenvolvido no Laboratório Tecnológico do país vizinho. Acompanhado por uma comitiva de empresários e secretários de Estado, o chefe do Executivo foi recebido pelo diretor geral do Programa, Miguel Brechner, e pelo professor Oscar Trindade, além de dezenas de crianças beneficiadas.

Considerado pela Organização das Nações Unidas como um modelo de inclusão digital, o Plano Ceibal também é referência para o Rio Grande do Sul. Desde 2008, o programa do governo uruguaio disponibiliza um computador para cada aluno da rede pública. Já são mais de 300 mil crianças e adolescentes atendidas pelo projeto. “Este é um exemplo de ação do Estado em prol da população. Ele universalizou o acesso da juventude à internet e transformou-se num modelo que nós podemos adaptar no Brasil para consolidar aquilo que chamo de cinturão democrático de participação e controle que a sociedade tem que ter sobre o Estado”, ressaltou Tarso.

O computador fornecido aos estudantes é de origem chinesa e o software utilizado é uruguaio. O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, analisou a proposta e ressaltou que o Rio Grande do Sul tem condições de promover tecnologia semelhante. Já o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, acredita que empresas brasileiras e até gaúchas possam produzir as máquinas para o Projeto.

Fonte: Portal SCIDT – RS de 07/02/2011