+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Google planeja levar internet à África com balões de altitude

Levar internet rápida e generalizada para as áreas rurais da África tem sido um problema para as empresas que tentaram — e falharam — com estratégias que variam de drones a satélites. Agora, uma empresa irmã do Google afirma ter a resposta: balões.

A Loon, que se separou do laboratório de inovação X, da gigante das pesquisas, em julho, se unirá à Telkom Kenya para construir uma rede de balões de grande altitude para conectar pessoas no país da África Oriental a partir do ano que vem. A recompensa da Alphabet, a controladora do Google, é a oportunidade de lucrar com publicidade e outros negócios relacionados ao fato de levar internet para mais países da África Subsaariana, onde centenas de milhões de pessoas não têm acesso à rede.

O projeto da Loon no Quênia é baseado na tecnologia que foi usada em Porto Rico para conectar temporariamente as pessoas quando o furacão Maria derrubou fontes de energia e o serviço telefônico no ano passado. No Quênia, a Loon afirma que vai começar com cerca de uma dúzia de balões — o suficiente para cobrir aproximadamente 10 por cento do país — e depois avaliará quantos ainda serão necessários. A Loon começou a trabalhar com a operadora para instalar estações terrestres em Nairóbi e em Nakuru, nas terras altas do oeste, que transmitirão sinais aos balões.

Fonte: Exame

Próximos Eventos