Notícias

Gestores de inovação e tecnologia se encontram em Salvador (BA)

Evento internacional espera a participação de 500 pessoas.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Coordenadoria de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (Propci), preside a Comissão Organizadora do 5º Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (5º Fortec 2011).

 

Com o tema Inovar para crescer: o novo paradigma do desenvolvimento sustentável, o evento se realiza de 25 a 29 próximos, em  Salvador. Cerca de 500 participantes, entre especialistas brasileiros e estrangeiros, gestores e representantes e equipes de núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia de Instituições Científicas e Tecnológicas de todas as regiões do País estarão presentes. O objetivo é disseminar a cultura da inovação, da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia, por meio da troca de experiências, abrindo espaços de discussão e articulando ações conjuntas em rede.

 

As comunicações terão tradução simultânea e vão enfocar temas como: Ações estratégicas para a promoção da inovação na indústria e nas Forças Armadas; As políticas de inovação do Governo Federal; Criação de Pós-Graduação Interinstitucional em Propriedade Intelectual (PI&TT); Disseminação da PI, TT nos ensinos fundamental, médio, técnico, universitário (GR e PG); Economia do ecossistema e da biodiversidade: apropriação e transferência de tecnologia em fármacos, produtos naturais e conhecimentos tradicionais; Habitats de inovação: o conhecimento e sua contribuição para o desenvolvimento; Inovação social e cultural e seu impacto no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e no PIB, dentre outros.

 

Os inscritos no 5º Fortec também poderão  participar dos seguintes cursos, igualmente com tradução simultânea: PRG Art & Science of Patent Searching, Patentability, Validity & Infringement/ Prospecção Tecnológica, Inteligência competitiva, Vigilância Tecnológica, TechMining; Semantic TRIZ to extract valuable knowledge for directing and structuring innovation; e Inteligência e Vigilância Tecnológica. A inscrição é feita no site www.fortec-br.org, onde está a programação do evento.

Fonte: Jornal da Ciência