Notícias

Gastos globais com TI vão crescer 6% neste ano, diz IDC

Apesar do cenário econômico instável, os gastos globais com tecnologia da informação (TI) vão crescer 6% neste ano, para US$ 2,1 trilhões, segundo estudo divulgado hoje pela IDC. A consultoria destacou que o índice representa uma ligeira desaceleração se comparada ao crescimento de 7% registrado em 2011. Considerando os investimentos em serviços de telecomunicações, a previsão de expansão é de 5% na comparação anual, para US$ 3,8 trilhões.

Segundo a IDC, o crescimento será impulsionado por um forte desempenho em software, armazenamento de dados, redes empresariais e dispositivos móveis. Esses segmentos compensaram os investimentos mais modestos em micros de mesa (desktops), servidores, periféricos e equipamentos de telecomunicações.

“Os gastos com software tem sido robustos, mesmo em regiões onde as tendências econômicas têm sido mais fracas, à medida que as empresas têm investido nessas ferramentas como um meio de implantar estratégias de redução de custos”, afirmou Stephen Minton, vice-presidente de tecnologia global e pesquisa da IDC.

Na divisão geográfica, a consultoria destacou a expectativa de forte crescimento em mercados emergentes como Brasil, China e Índia, cujas previsões de avanço estão na casa de 14%. Rússia e África do Sul também possuem boas estimativas de expansão, com 11% e 8%, respectivamente.

Por outro lado, a projeção é de um crescimento mais modesto no mercado americano, na faixa de 5,9%, ante 8,5% em 2011. Na mesma direção, a expectativa de expansão no mercado europeu é de apenas 1%, e no Japão, de 2%.

Fonte: Valor Econômico

Próximos Eventos