Notícias

Funtec define plano de atuação para 2011

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social definiu na última semana o foco de atuaçao do Fundo Tecnológico (Funtec) para este ano. De acordo com a instituição, serão priorizadas as áreas de energia, meio ambiente, saúde, eletrônica, novos materiais, química, transportes e petróleo e gás, setores avaliados como prioritários para o desenvolvimento produtivo do Brasil.

Por meio de recursos não reembolsáveis, o fundo apoiará projetos apresentados por instituições tecnológicas e de apoio, que contem com a participação de empresas intervenientes que exerçam atividade econômica diretamente ligada ao projeto de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Na área de energia, por exemplo, serão priorizados temas como geração de energia a partir de fontes alternativas, com o desenvolvimento de novas tecnologias para energia eólica, energia solar, biogás e energia a partir de resíduos. No segmento de petróleo e gás, um dos focos será o desenvolvimento de equipamentos e processos de fabricação nas cadeias produtivas.

Já no setor de transporte terão destaque ações voltadas para o desenvolvimento de dispositivos destinados ao armazenamento de energia para veículos elétricos. Em saúde, o fundo apoiará projetos direcionados para a produção de biofármacos destinados ao tratamento de doenças oncológicas, autoimunes e dos sistemas nervoso e cardiovascular. Na eletrônica, um dos destaques será o desenvolvimento de equipamentos capazes de garantir a implementação do Plano Nacional de Banda Larga.

Informações sobre o BNDES estão disponíveis no site www.bndes.gov.br.

Fonte: Gestão C&T com informações do BNDES

Próximos Eventos