Notícias

Fundação americana busca projetos inovadores de saúde

A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou a seleção de projetos inovadores na área de saúde. O financiamentos das propostas pode variar de US$ 150 mil a US$ 200 mil. A chamada foi feita em parceria com 17 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Esta chamada receberá propostas até 7 de novembro de 2012.

A inciativa faz parte do programa Grand Challanges Explorations (GCE), cujo objetivo é o financiamento de propostas capazes de solucionar grandes desafios na área de saúde, agricultura e desenvolvimento. O GCE está aberto a pesquisadores de diferentes áreas, de estudantes a PhDs.

Lançado em 2008, o GCE já financiou mais de 700 pesquisadores de 45 países. Diversos brasileiros já se inscreveram, mas apenas três foram contemplados. “O Brasil tem uma grande capacidade inovadora, com um número expressivo de artigos científicos publicados”, afirma o diretor adjunto de Descoberta e Pesquisa Translacional da Fundação Bill & Melinda Gates, Steve Buchsbaum.

A inscrição pode ser feita online. Não há necessidade de enviar dados preliminares ou comprovação de sucesso. O projeto precisa apenas ser novo. Os selecionados serão conhecidos no início de 2013 e receberão 100 mil dólares da Fundação Bill & Melinda Gates para sua execução, mais um complemento de 50 a 100 mil dólares das FAPs parceiras.

O GCE realiza duas chamadas públicas por ano e contempla, aproximadamente, 80 projetos a cada rodada. As propostas devem se enquadrar nos tópicos definidos: Novas Abordagens para a Investigação de Compostos Antimalária; Projetos de Cooperação Funcionam. Conte Isso para Todo Mundo; Novas Abordagens em Sistemas Modelo, Diagnósticos e Medicamentos para Doenças Tropicais Negligenciadas Específicas; e Inovações que Facilitem o Trabalho de Mulheres em Pequenas Lavouras.

Para ter acesso a outras informações acesse o site do programa neste link.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fundação Bill & Melinda Gates

Próximos Eventos