Notícias

Fórum RNP debaterá tecnologias na educação e pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza a 1ª edição do Fórum RNP de 14 a 16 de agosto, no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília. O evento debaterá a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento da educação e pesquisa no Brasil. Convidados nacionais e internacionais participarão da programação, que conta com mais de 30 plenárias e palestras.

O painel de abertura, com a presença de secretários do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, abordará o tema “Tecnologia na Educação: educação superior, computação e redes avançadas”. O objetivo é discutir a importância do campus universitário como o espaço de interação entre pesquisadores, professores, alunos, gestores e empresas. ”“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da educação, da pesquisa e da cultura através das TIC, estabelecendo um canal de comunicação e  promovendo o debate entre os atores envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais de TI””, afirma José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O evento inédito no país será uma oportunidade para que profissionais e gestores debatam os temas atuais em TIC, fomentando o diálogo na busca de soluções para o desenvolvimento da educação e pesquisa no Brasil. Inclusão digital, computação em nuvem, integração universidade-indústria, cidades digitais, tecnologias móveis de comunicação e segurança na rede são alguns dos temas que serão debatidos ao longo dos três dias do Fórum.

Entre os palestrantes convidados já confirmaram presença Péter Szegedi da Associação Transeuropeia de Ensino e Pesquisa (Terena), que falará sobre computação em nuvem nas redes acadêmicas europeias. Na sessão plenária do dia 14, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), Sílvio Meira, debaterá as possibilidades de ampliação da capacidade de inovação com o uso das TICs.

Também estão confirmadas as participações do presidente do Centro de Open Innovation Brasil, André Saito, do diretor do Instituto Publix, Humberto Falcão Martins, e do presidente do capítulo brasileiro da Associação de
Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio (ABPM), Gart Capote, que falará sobre técnicas e tecnologias de processos para melhoria da gestão.

O evento reunirá ainda pesquisadores das principais universidades do Brasil, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de representantes do Ministério das Comunicações, Telebras, Amazon, HP e de instituições no exterior como a Universidade de Illinois em Chicago.

Durante o Fórum RNP, será lançado oficialmente o eduroam, serviço de conexão sem fio que permitirá acesso gratuito à Internet, em qualquer instituição de ensino e pesquisa do Brasil participante do projeto. A RNP é a organização responsável pela gestão e operação do serviço no país, que beneficiará mais de um milhão de usuários nessas instituições.

O evento acontecerá das 9h às 18h nos dias 14 e 15 de agosto e das 9h às 13h no dia 16, no Kubitschek Plaza Hotel, localizado na Asa Norte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site http://forum.rnp.br/inscricao.

SOBRE A RNP:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação
do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

SERVIÇO:

Data: 14 a 16 de agosto
Local: Kubitschek Plaza Hotel
Endereço: SHN Quadra 2 Bloco E, Asa Norte Brasília – DF
Inscrições:   http://forum.rnp.br/inscricao
Programação completa: http://forum.rnp.br/web/forum-rnp

Fonte: Notícias da UFSC

Próximos Eventos