Notícias

Fórum Estadual de Ciência e Tecnologia será realizado em junho em Tocantins

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, discutiu na tarde desta quarta-feira, 11, a realização do Fórum Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Palmas. A reunião realizada na sede da pasta contou com representantes de Instituições de Ensino e Pesquisa, como a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Fundação de Medicina Tropical, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mineratins, Agência de Fomento, e FAPT – Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins.
O secretário de C&T, Borges da Silveira, abriu o encontro dizendo que o Fórum, a ser realizado no dia 29 de junho, vai debater as prioridades na área de pesquisa científica no estado e definir qual deve ser o papel da Fapt, além de ajudar no Planejamento Plurianual. Durante o evento, será feita a apresentação das ações das Instituições de Ensino e Pesquisa. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Andrea Stival, disse que é necessário fazer um diagnóstico das áreas de ciência, tecnologia e inovação e traçar os eixos estratégicos da pesquisa e inovação no estado.
Já o chefe Geral da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno Campos da Rocha, sugeriu que o Fórum discuta linhas de pesquisa nas áreas da Educação, Logística, Energia Renovável, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Saúde, Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Piscicultura, e Tecnologias da Informação. Outra sugestão foi apresentada pelo coordenador de Pós-graduação da UFT, José Wilson de Melo, em incluir as Tecnologias Sociais em discussão para que seja pensada a formação de mão de obra para os diversos setores que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Todos os temas sugeridos foram entendidos como importantes para serem debatidos no Fórum de Ciência e Tecnologia. Também foram incluídos Planejamento Urbano e Segurança Pública, e Inovação Tecnológica. Ficou definido que os temas serão discutidos por grupos e, convidados representantes das Instituições ligadas o Comércio, Indústria e Serviço para os debates. O local da realização do Fórum de C,T&I ainda será definido.
Fonte: Secom TO

Próximos Eventos