+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Fórum Econômico Mundial lança Centro Global de Cibersegurança

O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta quarta-feira, 24, um novo Centro Global de Segurança Cibernética para ajudar a construir um ciberespaço global seguro. O centro terá sede em Genebra, na Suíça, e funcionará como uma organização autônoma sob os auspícios do Fórum Econômico Mundial.

O objetivo do centro é estabelecer a primeira plataforma global para governos, empresas, especialistas e agências reguladoras colaborarem em desafios de segurança cibernética. Como um problema verdadeiramente sem fronteiras, os ataques cibernéticos estão superando as capacidades e as instituições que atualmente lidam com essa ameaça de forma isolada.

“Se queremos evitar uma era da escuridão digital, precisamos trabalhar mais para garantir que os benefícios e o potencial da Quarta Revolução Industrial sejam seguros para a sociedade. O novo Centro Global de Segurança Cibernética foi concebido como a primeira plataforma para enfrentar os riscos cibernéticos de hoje de forma verdadeiramente global”, disse Alois Zwinggi, diretor geral do Fórum Econômico Mundial e Chefe do Centro Global de Segurança Cibernética.

Novas tecnologias como a inteligência artificial, a internet das coisas e robótica, e sua aplicação em áreas sensíveis, como finanças, saúde, telecomunicações e mobilidade tornam ainda mais importante acompanhar a crescente velocidade e sofisticação dos ataques cibernéticos.

“A Interpol é um parceiro estratégico natural para o Global Cyber ??Centre do Fórum Econômico Mundial. Ambos são únicos, porque sua dimensão global sustenta nossa resposta coletiva contra a ameaça cibernética. Nossa parceria contribui para construir uma arquitetura de segurança efetiva contra tais ameaças globais, reunindo os principais agentes interdependentes, incluindo a polícia e as empresas”, afirmou Jürgen Stock, Secretário Geral da Interpol.

O custo do cibercrime para a economia global pode superar US$ 500 bilhões anualmente, de acordo com especialistas. Em comparação, o PIB anual da Suíça em 2017 é estimado em US$ 659 bilhões. O Fórum Econômico Mundial reconheceu a segurança cibernética como um dos riscos mais críticos do mundo. Em resposta, o novo Centro Global para a Cibersegurança irá recorrer ao apoio do governo e da indústria do Fórum para trabalhar em direção a um ciberespaço mais seguro através da abordagem estabelecida por várias partes interessadas.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos