Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa é implantado no Amazonas

A Ciência e a Tecnologia no Amazonas ganharam mais um importante aliado. Trata-se do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa. A primeira reunião, que aconteceu nesta sexta-feira (18/03), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), contou com a participação de diretores das mais conceituadas instituições ligadas à educação e à inovação tecnológica do estado.

Proposto e organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), o encontro estabeleceu, entre outras diretrizes, princípios para fortalecer o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no estado por meio da cooperação permanente entre os órgãos.

A proposta de criação do fórum foi aceita com unanimidade pelos dirigentes dos órgãos participantes e agora passa a acontecer periodicamente. “Vamos estabelecer regularidade no funcionamento do fórum, que passará a ser a cada dois meses, e, ao lado disso, saímos daqui com os princípios de uma ação concreta entre as instituições, priorizando a pós-graduação”, disse o titular da SECTAM, Odenildo Sena. Na próxima reunião, será assinada a Minuta do Acordo de Cooperação entre as entidades.

O secretário ainda ressalta que, nos últimos anos, as instituições de ensino e pesquisa na região deram um salto considerável, mas também foi possível perceber que algumas delas, por vezes, desenvolviam atividades  superpostas. “Esse tipo de ação dispersa capital intelectual, forças e infraestrutura, e isso nos enfraquece muito”, disse.

O evento contou também com a participação de autoridades do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Fapeam, da Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e do deputado estadual José Ricardo, presidente da Comissão de C&T da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Programa Bolsa Integração

Com o objetivo de potencializar o intercâmbio entre as instituições de ensino e pesquisa, será criado o Programa Bolsa Integração, subsidiado pela Fapeam. “Iremos apoiar as resoluções do Fórum por meio deste programa que, de fato, irá ajudar essa ação que é estratégica para o estado”, explicou Maria Olívia Simão, diretora-presidente do órgão. O Bolsa Integração irá conceder a doutores incentivos a fim de permitirem que estes professores de diferentes instituições sejam estimulados a contribuírem com essa troca de conhecimento. Ela destaca, ainda, que a partir de agora será possível existirem ações que irão diminuir o tempo necessário para enfrentar os desafios que o Estado tem pela frente. “Estas ações vão potencializar o uso da infraestrutura atual, compartilhando espaços comuns de trabalho e de recursos humanos para enfrentar os desafios da ciência, da pesquisa e da inovação”, disse.

Fonte: Ascom SECT-Amazonas

Compartilhe:

    Leave a Reply