+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Finlandeses vêm aprender no país

Incluir o Brasil nos programas de estudo e pesquisa finlandeses e aproximar alunos de ambos os países. Esses são os objetivos de uma delegação de 110 estudantes da recém-criada Aalto University, que desembarcou recentemente em Recife para desenvolver projetos interdisciplinares nas áreas de negócios, engenharia e design em quatro capitais brasileiras. Batizado de Aalto on Waves, uma vez que o trajeto da Europa ao Brasil foi feito de navio, o programa contempla visitas a universidades, laboratórios, empresas, centros de pesquisa e projetos sociais.

De acordo com Thomas Abrell, um dos organizadores do programa, durante a viagem os alunos finlandeses tiveram aulas com palestrantes brasileiros sobre o ponto de vista do país em temas como empreendedorismo e inovação. Parte desses workshops tem sido complementada durante este mês com atividades acadêmicas em parceria com a UFRJ, a USP e a ESPM. A escolha do Brasil, segundo ele, foi motivada pelo seu destaque no cenário internacional e pelo baixo nível de conhecimento dos finlandeses sobre o país. “A viagem nos permite explorar o ponto de vista brasileiro em diversas áreas”, afirma Abrell.

A curiosidade sobre um destino considerado exótico para os finlandeses fez com que o programa criasse um site interativo onde os usuários podem ajudar a decidir parte da programação cultural da comitiva no Brasil. Além da agenda de trabalho e estudo, e das tradicionais visitas a museus e a centros históricos, as sugestões mais populares são visitar uma favela, praticar jiu-jitsu e participar de uma roda de capoeira.

Fonte: Valor Econômico

Próximos Eventos