Notícias

Finep lança coletânea sobre a evolução do Sistema Nacional de C,T&I

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) lançou nesta quarta-feira (26) a coletânea de textos que examinam a evolução histórica do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), a partir da atuação da instituição. O lançamento do livro “A Finep no século XXI” marcou a última ação da gestão do presidente Luis Fernandes. “Avançamos bastante nos últimos anos na construção de uma agenda institucional de desenvolvimento focada em inovação”, disse Fernandes.

Durante o evento, Luis Fernandes apresentou um balanço dos quase quatro anos em que esteve à frente da Finaciadora.  De 2007 a 2010, foram comprometidos R$ 9,6 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Só por meio do Programa de Subvenção Econômica, desde o primeiro edital, já foram aprovados 825 projetos, no valor de R$ 1,6 bilhão.

Além do presidente Luis Fernandes, compareceram no evento o engenheiro e ex-vice-presidente da Finep, Waldimir Pirró e Longo, o historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Carlos Teixeira da Silva e a economista Maria Sylvia Derenusson. Todos assinam artigos na publicação.