Notícias

Faperj planeja lançar 45 editais em 2013, superando a marca deste ano

Pelo quarto ano consecutivo, a direção da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) reuniu-se, na segunda e terça-feiras, 10 e 11 de dezembro, com assessores e integrantes do corpo técnico da instituição para fazer um balanço de suas atividades em 2012. Realizada no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi a primeira vez que a reunião aconteceu no mês de dezembro – habitualmente, essa reunião vinha acontecendo nos meses de janeiro de cada ano. Isso só foi possível graças a um calendário de ações previamente estabelecido no início de 2012, que permitiu planejar as principais atividades de fomento da Faperj e antecipar a realização do encontro de avaliação e planejamento. Entre as principais novidades está o lançamento de um número recorde de editais, a terceira edição da “Feira Faperj de Ciência, Tecnologia e Inovação”, a instituição de um “Prêmio Faperj” e a realização de seminários temáticos ao longo do ano.

A abertura da reunião contou com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite.

– A Faperj está definitivamente associada a todas as manifestações e iniciativas importantes na área de C&T no estado do Rio de Janeiro. O excepcional crescimento da Fundação nos últimos anos, graças também a seu corpo de funcionários e colaboradores externos, permitiu uma melhora substancial na qualidade da pesquisa realizada hoje no estado, que tem avançado de forma consistente, com foco e efetividade. E isso não apenas em resposta aos programas e editais que a Fundação propõe à comunidade científica, mas também a parcerias e iniciativas junto ao setor produtivo, em áreas com a de óleo & gás, saúde e tecnologia da informação (TI), entre outras – completou.

O presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, reafirmou a necessidade de prosseguir com as principais diretrizes de fomento, que norteiam o trabalho da Fundação desde 2007:

– Vamos continuar com investimentos em infraestrutura e apoiar projetos de C&T em instituições e empresas, em todos os municípios fluminenses, sempre que possível. Além de oferecer um número maior de editais, sempre em consonância com os anseios da comunidade acadêmica, continuaremos a estimular novas parcerias com instituições federais, outras fundações de amparo à pesquisa e também com empresas de grande porte – ressaltou, anunciando que a execução orçamentária em 2012 deve se aproximar dos R$ 370 milhões. O número de bolsas em vigência no período alcançou, até o início do mês de dezembro, a marca de 5.850, e o de auxílios concedidos, 2.520.

Editais inéditos e seminários temáticos na agenda

Em 2013, de acordo com a direção da Faperj, a instituição voltará a estabelecer uma nova marca no número de programas lançados anualmente. A estimativa é de 45 editais, alguns deles inéditos, como o de apoio específico a projetos para atender a população com mais de 65 anos. Outra novidade é um programa destinado a projetos temáticos, de mais longa execução e que possa garantir o amplo financiamento de despesas de custeio. Acordos com empresas na área de saúde – Amil Lifesciences e Instituto D’Or de Pesquisa –, ambos firmados na primeira quinzena de dezembro, permitirão o lançamento de dois novos programas no setor, destinados ao financiamento conjunto de pesquisa em temas na área da saúde.

O apoio a editoras universitárias, em edital com dotação de R$ 1 milhão, é outra novidade para o calendário do ano que vem. Além dos já tradicionais programas de mestrado e doutorado Nota 10, a Fundação passará a oferecer uma bolsa PDR Nota 10, uma bolsa com valor diferenciado da que vem sendo oferecida atualmente, destinada a projetos de excelência, a serem executados por jovens pós-doutores com expressiva produção científica, sob a supervisão de pesquisadores bolsistas de produtividade nível 1 e, concomitantemente, Cientistas do Nosso Estado, pela Faperj.

Após o lançamento, em outubro de 2010, do programa de Estágio de Doutorandos no Exterior, também conhecida como bolsa-sanduíche, a Fundação deve anunciar, ainda no primeiro semestre de 2013, a criação de um edital que contemplaria pesquisadores estrangeiros que, no sentido inverso, estejam interessados em estudar no País. Ruy Marques, contudo, adverte que todas essas ações serão submetidas ao Conselho Superior da FAPERJ, em reunião na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro:

– Somente após a apreciação e aprovação dos Conselheiros poderemos aprofundar o estudo sobre essas novas ações que visam aprimorar o rol de atividades que a Fundação já vinha financiando – afirmou.

A realização de seminários temáticos é outra novidade do calendário de eventos organizados pela Faperj para o ano que vem. Pelo menos seis seminários já foram definidos, contemplando os seguintes temas: Fármacos; Internacionalização das Instituições de Ensino e Pesquisa; Propriedade Intelectual e Patentes; Ética em Pesquisa; Divulgação Científica; Potencial Tecnológico no Estado do Rio de Janeiro; Por um Rio Saudável; e Energias Alternativas Renováveis.

Uma nova edição da Feira Faperj de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizada no Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), próximo ao Cais do Porto, no bairro da Saúde, no mesmo local em que foi realizada a segunda edição, em junho de 2011. A duração do evento, que nas duas primeiras edições foi de dois dias, agora será estendido para três. O seminário de Divulgação Científica deve acontecer em paralelo à realização da feira, no mesmo local, assim como o tradicional Fórum Academia-Empresa, realizado em parceria com a ABC.

A instituição de um prêmio a ser atribuído pela Faperj a pesquisadores e, eventualmente, a instituições que mais se destacarem anualmente também foi debatida. Previsto no Art. 26 da Lei Estadual de Inovação, o “Prêmio Rio Inovação” deverá igualmente ser outorgado anualmente, pelo governador, a trabalhos realizados no âmbito estadual, nas categorias “Criador” e “Inovação Social”.

Fonte: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Próximos Eventos