Notícias

Fapema anuncia ações para 2011

Com objetivo de fortalecer a pesquisa no Maranhão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado (Fapema) irá desenvolver novas ações para os próximos quatro anos. Entre elas está a criação do Museu de Ciências Naturais, que irá promover o interesse dos visitantes pelas ciências naturais, por meio de exposições, educação e pesquisa.

Outra iniciativa é o programa Maranhão faz Ciência, que tem como objetivo apoiar atividades de ciência, tecnologia e inovação em escolas de ensino médio. O edital será lançado em fevereiro. Já o projeto Casa Itinerante de Ciência tem como proposta levar ideias científicas para o interior do Maranhão em forma de exposições e programas que percorrerão vários municípios.

A Fapema já está firmando parcerias com instituições públicas e privadas, estaduais e nacionais, para colocar as iniciativas em prática. De acordo com a presidente da fundação, Rosane Guerra, em 2011 serão trabalhados novos editais e projetos de fomento à pesquisa, ciência e inovação. No ano passado, foram lançados 32 editais, dos quais 27 já foram julgados e os recursos disponibilizados. Além disso, foram concedidos 443 auxílios.

Fonte: Gestão C&T de 20/01/2011