+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Fabricação do combustível nuclear faz 30 anos

A data será marcada com um evento na fábrica das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende (RJ), que acontece nesta sexta-feira, dia 26, reunindo os empregados, autoridades, personalidades, empresas e entidades do setor nuclear. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp participa da comemoração e, na oportunidade, inaugura oficialmente o primeiro módulo da unidade de enriquecimento de urânio da fábrica de enriquecimento.

A Fábrica de Combustível Nuclear da INB foi inaugurada no dia 20 de outubro de 1982, com o objetivo de produzir o combustível que faz funcionar os reatores das usinas nucleares brasileiras. Nessas três décadas, a INB entregou à Eletronuclear – empresa responsável pela implantação e operação das usinas, tantos elementos combustíveis para abastecer Angra 1 e de Angra 2. Atualmente a INB se prepara para produzir a primeira carga de Angra 3.

Fábrica de Enriquecimento

A implantação da Unidade de Enriquecimento de Urânio é realizada pela INB em parceria com a Marinha do Brasil e está sendo feita em módulos. No final do mês passado, entrou em operação a 4° Cascata de Ultracentrífugas, concluindo a implantação do primeiro módulo. Quando a primeira fase do projeto estiver terminado, a Unidade de Enriquecimento terá 10 Cascatas pertencentes a 4 Módulos e capacidade para atender 100% das recargas de elementos combustíveis de Angra 1 e 20 % de Angra 2.

Equipe da imprensa que quiser cobrir o evento dever fazer credenciamento prévio através do email ccomt@inb.gov.br ou pelo telefone (24) 3321–8654.

Fonte: Assessoria de Imprensa -INB

Próximos Eventos